sexta-feira, fevereiro 11, 2005

Spoken Word

Ursula Desiré Rucker. A poetisa de Philadelphia, da tradição oral urbana, prolongada da rua para o palco. A mulher que usa a song-speak para falar da mulher, de amor, de sexo, da cultura negra, de política, da violência, do sofrimento e da dor. Que depois envolve as suas palavras com a alma da soul, do nu-jazz e do hip-hop.

Já se havia cruzado com os Silent Poets, King Britt, Josh Wink, The Roots e, mais tarde, com os 4 Hero (com quem mantém colaboração regular). Em 2001, a militante edita o seu álbum de estreia, Supa Sista. Na contracapa uma citação de Rainer Maria Rilke: uma obra de arte é boa se brotou da necessidade. Em 2003, Ursula Rucker regressa com Silver Or Lead, outro álbum de palavras faladas (onde conta com o apoio de Little Louie Vega e dos Jazzanova), ...dedicated to all women... mothers, lesbians, activists, wives and self-proclaimed bitches...

Good enough to fuck but,
not good enough to vote.


Apesar da crueza presente no sentido das palavras inteligentes de Rucker, a música que a acompanha é de uma sonoridade doce e agradável, quase casual.
Esteve em Portugal já por duas vezes, a primeira vez no final de 2003, actuando no Teatro Sá da Bandeira e, depois em 2004, para espectáculos no Porto, Lisboa e Figueira da Foz. Era bom que voltasse. E já agora, com um novo disco...

Be called a muse
Which is just a synonym for use
Put upon pedestals
Dainty and protected
And because of that disrespected
Victorianized
Made a paradox of famous anonymity
Left to go insane with too much femininity
Staring at yellow wallpaper
(in What a Woman Must Do)

4 Comments:

Blogger Elvira said...

Obrigada pela visita ao meu blogue. Vim retribuir e valeu a pena. Este blog está muito bonito e interessante.

9:06 da manhã  
Blogger paula. said...

Uma mulher! :)

Não costumo simpatizar muito com bandas/cantores activistas, pq na maioria dos casos cheiram-me apenas a marketing e pouca consistência naquilo q defendem per se, no caso desta senhora curvo-me à insistência aliada ao talento q a tem feito permanecer.

Bjos

9:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Are you the right man for me?
obvious... for you, my friend."
Bluebeard
Four-Calendar Café

Militância feminina com a voz melíflua de Elizabeth Fraser. re-ouvir os gémeos Cocteau!

para mais militância crua, mas doce... Ursula of Ithaka... (Stellafly), do saudoso Darrin Papas, que deverá estar somewhere South of Somalia, or of Darfur, or of Serra Leoa.

do Bairro Amarelo, com Amor, self-proclaimed-half-black-bitch.

8:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Darrin Pappas.

Sorry...
Stay strong little brothers...

com amor, self-proclaimed-you-know-what.

8:58 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Free Web Site Counter
Online College