O Pequeno Idiota
O pequeno idiota de que hoje aqui se fala chama-se Richard Melville Hall. Este pequeno idiota contemporâneo nasceu e cresceu na igualmente pequena cidade de Darien, no estado norte-americano do Connecticut. Ainda criança de tenra idade terão começado a chamar-lhe Moby, pelo facto de Richard ser trisneto de Herman Melville, o escritor que escreveu sobre o homem e sobre a procura incessante do sentido da vida, numa obra chamada Moby Dick. Dick é ainda o diminutivo de Richard em língua inglesa (entre outros significados que, para o assunto em apreço, de nada interessam).
Moby tornar-se-ia notado em 1991 ao atingir o top ten britânico com Go, um remix techno construído em cima de um tema original de Angelo Badalamenti chamado Twin Peaks, tema principal da banda sonora da série televisiva com o mesmo nome, da autoria de David Lynch. Isto anda tudo ligado... Em seguida, Moby seria convidado para remisturar temas de autores e formações tão diversas como Michael Jackson, Pet Shop Boys, Brian Eno, Depeche Mode, Erasure, The B-52’s e Orbital. Do mainstream ao underground, sem distinção. Faria ainda Animal Rights, um disco de heavy metal (?!) em linha com a sua militância vegan.
Moby veria chegar o sucesso em 1999, com a música de porcelana do álbum Play, onde toca todos os instrumentos e assina todos os temas. Estima-se que Play terá vendido cerca de 10 milhões de cópias no mundo inteiro, marca ainda mais notável se tivermos em linha de conta que Play foi excluído das playlists das rádios mais influentes. Moby foi acusado de golpe publicitário ao ceder os direitos das canções de Play para uso indiscriminado em diversos commercials e bandas sonoras de filmes e séries televisivas. A cena das crianças extraterrestres nos X-files de Mulder e Scully tem fundo sonoro de Moby. Tal como o anúncio publicitário da Super-Bock rodado no centro histórico de Guimarães. Na sequência de Play, Moby surgiria em 2002 com 18, onde fala do pó de estrelas de que todos somos feitos.
Na passada segunda-feira Moby estreou Hotel. Mais uma vez, escreve todos os temas e toca todos os instrumentos, à excepção da bateria. O lançamento de Hotel reveste-se de alguns aspectos insólitos e pouco habituais nestas andanças, como os protocolos estabelecidos por Moby com cadeias hoteleiras para a promoção do disco. A propósito de Hotel diz Moby:
Os hoteis fascinam-me pelo facto de serem espaços incrivelmente íntimos que são renovados a cada 24 horas de modo a manterem-se anónimos. As pessoas dormem em quartos de hotel, têm sexo em quartos de hotal, choram em quartos de hotel, iniciam e terminam relacionamentos em quartos de hotel... Mas de cada vez que entramos num hotel sentimos que somos o primeiro hóspede, que inauguramos aquele espaço e que ele se torna por momentos a nossa morada biológica. O que é de alguma forma análogo à condição humana. Na minha perspectiva, o que torna preciosa a nossa existência biológica é a sua relativa brevidade.
O multifacetado Moby publica os seus trabalhos gráficos através da etiqueta Little Idiot. Moby é um génio.
5 Comments:
E depois de longos e penosos dias, eis que JAP regressou!!!
Com ternura e carinho,
BlacKSheep
Eu sei que isto não é a escolinha, mas de uma vez só fiquei a saber o porquê do nome ele, o porquê do little idiot, não sabia que a banda do Twin Peaks era dele. Enfim, um autêntica lição sobre Moby - de quem eu já gostava ( ouvi vezes sem conta o Play ). Sim...e não é muito bem visto gostar do Moby, mas que posso fazer? Gosto. Beijo
Não estranho o sucesso de "Play", pois os singles e vídeos posteriores a "Run On" obtiveram um air-play considerável. Já conhecia o álbum desde 1999, mas só foi um ano depois que vi "Play" tornar-se sucesso mundial, e isso foi graças a uma máquina promocional.
Quanto a "Animal Rights", não o considero um disco de heavy metal. É mais um disco punk em todos os sentidos.
"18" foi mais do mesmo, e espero que "Hotel" venha a colocar Moby de novo em estado de graça.
Pena que "Hotel" não seja mesmo nada de especial :(
tendo em conta os parâmetros que regem o mundo eu sou como o moby. uma idiota. ainda bem.
Enviar um comentário
<< Home