domingo, janeiro 16, 2005

Beck in business

O alquimista está de volta. Depois duma passagem nostálgica pelas paisagens desérticas e solitárias de Sea Change (2002), Beck Hansen prepara-se para lançar um novo álbum de originais, no próximo mês de Fevereiro. Ao que tudo indica, regressando à linha ecléctica de Mutations (1998) e de Midnight Vultures (1999), com a sua receita habitual. Uma receita feita da mistura de géneros, apimentada com a nonchalance da slacker generation de Los Angeles: rock, country, folk, soul, rap, hip-hop e a bossa nova que se percebe em canções como Tropicalia, do álbum Mutations (nome escolhido em homenagem ao movimento brasileiro Mutantes).

Beck não faz um álbum a seguir a outro: experimenta diferentes direcções, como se de um jogo vectorial se tratasse, sempre com resultados desconcertantes. Tornou-se conhecido do mundo com Mellow Gold (1994) e o tema Loser (Soy un perdedor/I'm a loser, baby/so why don't you kill me?). Em virtude desta façanha, desataram a chamar-lhe o outro Prince. Seguir-se-ia Odelay, nomeado para os Grammies de 1996, trabalho onde surge um sample de Desafinado, de João Gilberto.
É também de Beck a voz que se ouve em The Vagabond e Don't Be Light, no álbum 10000 Hz Legend dos franceses Air, onde co-assina a letra da primeira. No final do passado mês de Setembro, surgiu sem aviso a cantar Don't Be Light, no encore do concerto dos Air, no Hollywood Bowl.
Beck esteve já por várias vezes em Portugal, duas delas na Zambujeira do Mar. Na primeira vez, em Agosto de 2000, num concerto marcado pela sonoridade de Midnight Vultures, desafiando todas as Sexx Laws. Memorável a prestação do mixer Roger Manning Jr. De novo, em 2003, acompanhado em palco pelos músicos dos Flaming Lips e por Badly Drawn Boy, no registo intimista de Sea Change.

Beck - Festival do Sudoeste 2000

Beck tem o toque do Rei Midas. Um toque caleidoscópico que nos deixa ansiosos pelo que aí vem. Coisas que não sabemos. Mas nas quais já mergulhamos, confiantes. Como quando se regressa a um lugar familiar, de sempre. Fiquem atentos.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Quem já não ouviu falar do campeonato nacional da língua portuguesa? Pois é, para quem não sabe é um concurso promovido pelo Expresso, Jornal de Letras e Sic Notícias para testar conhecimentos da língua portuguesa.
Não é inocentemente que trago este tema a uma blog sobre música, mas não podia deixar de o referir porquanto o nosso muito querido amigo JAP é um dos seleccionados para a grande final.
Parabéns JAP!!!
Com ternura e carinho,
BlacKSheep

12:16 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Para JAP!!por causa do Beck e do Back,é que lhe mandei um mail!!!e embora seja lacónico não é mariconço,embora fale em Backs,Beijos

11:05 da tarde  
Blogger O Puto said...

Confesso que sou um Beckómano, desde que ouvi "Loser" em 1994. Ele tem a qualidade de nos surpreender, encantar e dar-nos a volta à cabeça. "Guero" um novo álbum já!
Ass. O Puto (tb engenheiro)

1:17 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Free Web Site Counter
Online College