Louvado seja dEUS
O senhor da foto chama-se Tom Barman, é flamengo e vive em Antuérpia. É músico e cineasta. Em 1991 formou uma banda, juntamente com outros músicos belgas, à qual deu a graça de dEUS. Inspirou-se no nome latino de uma canção de 1988 de um grupo islandês chamado Sugarcubes (cuja vocalista, como toda a gente sabe, se chamava Björk). A primeira linha da canção rezava Deus does not exist...
O grupo decidiu usar a grafia dEUS porque, em primeiro lugar não queriam parecer deuses, depois porque era cool e ficava bem graficamente e, por fim, porque toda a gente ficaria a matutar no assunto e a falar nos dEUS. Começaram por actuar como banda de covers de músicas dos Velvet Underground, Pixies, Neil Young e Violent Femmes, em pequenos bares da Flandres. Evoluíram rapidamente para uma sonoridade própria, noisy e distorcida.
Os álbuns Worst Case Scenario (1994), MySister=My Clock (1995), In A Bar, Under The Sea (1996) e The Ideal Crash (1999) tornaram os dEUS uma referência incontornável da música urbana europeia, mesmo tendo em conta as dificuldades de promoção que se colocam a um grupo continental. Em 2001 publicam uma colectânea de singles a que chamaram No More Loud Music, que resume o melhor da sua carreira. dEUS é o avant-garde europeu.
Espera-se para a próxima Primavera a saída do seu novo álbum de originais, o primeiro em quase 6 anos, do qual já tivemos um cheirinho, no último Festival do Sudoeste. Os dEUS têm vindo frequentemente a Portugal, onde já actuaram pelo menos uma dúzia de vezes. O filme de Tom Barman, Para onde o vento sopra, esteve em exibição nalguns cinemas portugueses no ano que passou e conquistou o Prémio Joseph Plateau 2004 para Melhor Actriz e Melhor Compositor.
4 Comments:
Ó c'um raio...eu devo andar noutro planeta...só pode ser!!!JInho, BShell
Porque dizes que já estão fartos de actuar cá em Portugal e eu só hoje...através de ti...soube que eles existiam...é por isso...Jinho e dorme bem. Bs
O Homem-vento (não serão todos?!!!...)à solta por Antuérpia...Amsterdão, Roterdão. Já existe em dvd.
"Por onde o vento sopra", para ver à lareira, amarradinha (também pode ser...algemadinha) a ti...a comer bolinhos de haxixe e a fumar um belo cachimbo de água!
Oui, c'est moi!
Acompanho-os desde a sua génese, tenho os 4 álbums e quase todos os singles. E já os vi pelo menos 3 vezes.
Como qualquer fã, espero ansiosamente o novo álbum.
Tb conheço alguma coisa dos projectos paralelos (Kiss My Jazz, Zita Swoon, Vive La Fête) e tive pena de não ver o filme do Tom Barman. Mas um amigo meu, anfitreão de um blog (http://www.dueloaosol.blogspot.com/), viu, gostou e comentou.
Enviar um comentário
<< Home